top of page
Buscar

Liberdade de Expressão e o Nazismo

  • educomememoria
  • 11 de fev. de 2022
  • 2 min de leitura

Por Thiago Stringe






Atualmente, nos deparamos em nosso cotidiano com a evolução dos meios de comunicações e informações, 2022, o ápice da tecnologia, em que se torna difícil não ficarmos sabendo de algum acontecimento, seja ele do passado ou atual.

Nós nos deparamos esta semana com um acontecimento um tanto quanto inusitado, em uma live de “Podcast”, meio de comunicação muito utilizado atualmente. O apresentador, no bate papo com o convidado, se posicionou a favor de existir um partido Nazista no Brasil e disse que todos devem ter o direito de se expressar.

Mas, até onde vai este direito?


Inevitavelmente, o comentário de Bruno Aiub, conhecido como Monark, repercutiu no Brasil e gerou muitas polemicas e até mesmo sua demissão do Podcast devido ao seu posicionamento.

Portanto, deveríamos lembrar um pouco sobre o que aconteceu para este partido ser tão odiado e até mesmo proibido no mundo todo.


O Nazismo, foi criado em 1920 na Alemanha por Anton Drexler e Adolf Hitler passou a liderar e espalhar seus fundamentos. Eles acreditavam em uma espécie que chamavam de “Raça Pura”, conhecido também como “Raça Ariana”, que são os próprios alemães, consequentemente, tinham como objetivo exterminar os povos não-germânicos que viviam na Alemanha.

De forma resumida, com o poder de Hitler, perseguições aos povos Judeus se intensificaram, assim como com ciganos, negros, homossexuais, deficientes e opositores políticos.

Adolf Hitler, além de ter sido líder de um dos piores regimes totalitários da Europa, foi líder do Holocausto, que matou mais de 6 Milhões de Judeus e milhares de outras pessoas de diferentes culturas.

Sabendo disso, a liberdade de expressão tem um limite?


A resposta é sim! Consideramos que qualquer cidadão tem o direito de expor suas ideias, por mais absurdas que aparentam ser, desde que não ameace terceiros. Quando se trata de um discurso de ódio, como ocorreu esta semana, deve-se criminalizar a incitação ao crime, sendo ataques ou incentivos de grupos que ameaçam raças, cor, etnia, religião ou gênero.


Como mencionado no início, vivemos no ápice da tecnologia, da informação e do conhecimento e, mesmo com todos esses meios, ainda nos deparamos com comentários que colocam em risco a vida do próximo, sendo assim, vemos que artigos como este que está lendo, precisam ser divulgados cada vez mais.


 
 
 

Comments


Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

© 2017 Educomunicação e Memória.

bottom of page