Livro “250 anos de caipiracicabanidade” aborda patrimônios e memórias de Piracicaba
- Rafael Bitencourt
- 22 de jan. de 2018
- 2 min de leitura
O jornalista e escritor Cecílio Elias Netto lança o livro “250 anos de caipiracicabanidade ”, que faz uma viagem ao tempo, percorrendo a história de Piracicaba por meio de versos e prosas, trazendo à tona a memória do município e evidenciando seus patrimônios materiais e imateriais.

Foto: Bruno Fernandes
“Estou entregando o meu filho para vocês. Para mim é mais uma alegria muito grande. É um parto doloroso, mas, ao mesmo tempo, feliz”, afirmou Cecílio Elias Netto durante a apresentação da publicação à imprensa, que aconteceu no Museu Prudente de Moraes, dias antes do lançamento oficial, no Engenho Central.
“A gente recebe (a inspiração) não sei de onde. Não são ideias, são palpitações, eu costumo dizer”, afirmou o autor, acerca de seu processo criativo. “Eu discordo daquele que diz que é 10% inspiração e 90% inspiração. Não é. Tem momentos que a inspiração é tão forte, que não somos donos de nós mesmos”, opinou.

Foto: Bruno Fernandes
MEMÓRIA – Cecílio é também autor do livro “O dicionário do dialeto caipiracicabano – arco, tarco e verva”, que reúne dados históricos e curiosidades sobre o a forma de falar e o linguajar local. Em 2017, o jornalista e escritor concedeu entrevista aos participantes do projeto “Educomunicação e Memória: O Patrimônio Cultural na Mídia”.
O Dialeto e Sotaque piracicabano são Patrimônio Histórico e Cultural Imaterial do município. O registro pelo Codepac (Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Piracicaba) foi possibilitado pelo Decreto no 16.766, de 25 de agosto de 2016.

Foto: Bruno Fernandes
“Esse registro contribui muito, porque o povo agora percebe que é um patrimônio. Isso é fundamental, porque as pessoas agora têm orgulho e falam ‘eu sou caipira’, ou até ‘nós semo caipira’. É a nossa identidade e estão reconhecendo e entendendo isso”, afirmou Cecílio aos participantes na época.
Comments