Patrimônio Histórico, Igreja dos Frades será restaurada, em projeto da Corsi Arquitetura
- Rafael Bitencourt
- 1 de mar. de 2018
- 3 min de leitura
A Igreja do Sagrado Coração de Jesus, conhecida popularmente em Piracicaba como “Igreja dos Frades”, passa por restauro de sua cobertura. O projeto, de autoria da Corsi Arquitetura, empresa especializada na concepção e gerência de projetos de restauro arquitetônico de patrimônios históricos, prevê ainda a recuperação de estruturas comprometidas, restauro da parte elétrica e adequação às exigências dos bombeiros.

Interior da Igreja dos Frades FOTO: RAFAEL BITENCOURT
A primeira etapa acontece em uma área de 1.160 metros quadrados e contempla a troca de 17 mil telhas. A previsão de conclusão é em maio de 2018 e o valor é de cerca de R$ 300 mil, a ser arrecadado junto aos fiéis do templo católico, localizado no centro da cidade. ”Houve uma recente queda de partes do forro, o que faz com que seja urgente uma intervenção para assegurar boas condições não só aos usuários como ao patrimônio histórico em questão”, afirma o diretor executivo da empresa, Moacyr Corsi Júnior.
Tombado como patrimônio histórico e cultural do município por meio do Decreto no 10.007 de 13 de setembro de 2002, o templo católico receberá telhas iguais às já existentes para substituir as que não apresentam mais condição de uso, além de madeiramento de características semelhantes. “A proposta do projeto de intervenção busca manter os mesmos elementos arquitetônicos para que não resulte em nenhum impacto visual na edificação e em seu entorno”, completa Moacyr.
CARÁTER HISTÓRICO – O pároco da Igreja dos Frades, Frei Alberto Pegoraro, destaca o caráter histórico do espaço. “Não se pode negar a importância artística dessa igreja, que é um patrimônio e faz parte da história de Piracicaba, lembrando os quase 130 anos da presença dos frades que aqui chegaram e começaram a construir o templo”, afirma.
O projeto de reforma é amplo e será dividido. Nas próximas etapas serão feitas intervenções na parte hidráulica, arquitetura externa, parte elétrica interna, além da preservação artística no interior da igreja. Para viabilizar isso, a igreja realiza campanhas junto à população.
“Estamos fazendo campanhas pela internet e eventos para ajudar a arrecadar fundos, para completar o que já temos e viabilizar a restauração. Paralelamente a isso contamos com doações das pessoas, muitas delas que têm uma ligação afetiva com a igreja”, completa o pároco.

Frei Alberto Pegoraro é o pároco da Igreja dos Frades FOTO RAFAEL BITENCOURT
CORSI ARQUITETURA – Fundada em 2002, a Corsi Arquitetura é uma empresa especializada na concepção e gerência de projetos de restauro arquitetônico de patrimônios históricos. Seu diretor executivo é Moacyr Corsi Júnior, formado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep).
Corsi Júnior tem trajetória vinculada a projetos de restauro de patrimônio histórico e à concepção de universidades nas regiões Norte e Nordeste do Brasil. O profissional tem também atuação destacada como consultor técnico de prefeituras e escritórios de arquitetura, além da realização de estudos urbanísticos e layouts de estandes de feiras nacionais e internacionais.

Arquiteto Moacyr Corsi é autor do projeto de restauro - FOTO RAFAEL BITENCOURT
A IGREJA – A Igreja do Sagrado Coração de Jesus tem sua história ligada aos frades capuchinhos que se instalaram em Piracicaba a partir de 1890. Foi inaugurada em 8 de dezembro de 1895, ainda inacabada, pelo bispo de São Paulo, Dom Joaquim Arcoverde.
Seis anos após um pequeno incêndio em 1911, frei Paulo de Sorocaba deu início à decoração do presbitério e do altar-mor e, em 1921, à pintura das capelas laterais, cujas obras foram concluídas em 1924. A igreja reúne pinturas de frei Paulo e do artista italiano Pedro Gentille. A Via-Sacra é em óleo sobre tela, de autoria do Irmão Maximiliano Schmalz. As imagens do Sagrado Coração de Jesus e do Calvário foram esculpidas no Brasil pelo artista italiano Giácomo Scopoli e estão no templo desde 1936.
Seguindo o estilo “art-noveau”, o púlpito, construído em madeira e datado de 1900, é um destaque, assim como os altares laterais elaborados por Antonio Spinelli. Há ainda oito imagens, que foram trazidas para o Brasil em 1911 e produzidas pelo escultor tirolês Franz Tavella.
Comments